A realidade do home office

A realidade do home office

Por Leda Blagevitch, Business Director/ Partner at IK Solution

Eu sou precursora do home office. Trabalho assim há mais de 25 anos!!! Criei filhos em regime de home office e uma vez, há muitos anos, entrevistando uma colaboradora que morava na Zona Leste e trabalhava no CENESP no Morumbi e que gastava 2:30 todos os dias para ir ao trabalho e mais 2:30 para voltar, descobri o quão valioso é o trabalho remoto. É impagável!!

Muitas vezes tive que provar que home office não é “day off”. Foram muuuuitas barreiras. Muitas vezes um estilo de trabalho “engolido torto” por algumas corporações ou adotado em larga escala por outras, mas ufa! Finalmente o reconhecimento, a legitimização!!!!

Não hesite em mostrar sua produtividade e se necessário prová-la quantas vezes for possível, pois o home office pode de fato surpreender a todos e para bem! Já estamos há mais de 60 dias em quarentena e sem clara previsão de retorno “full”.

Foque em continuar sendo o grande profissional que você sabe que é!

Faça a diferença junto às lideranças, fomente a integração mesmo sem o contato presencial!

Dicas para home office

Espaço

Determine um espaço, que seja um espaço sagrado, para que todos do lar saibam que ali é que estão sendo realizadas as suas atividades profissionais que estão diretamente relacionadas ao seu rendimento financeiro.

Crie em todos o respeito por aquele espaço. Todos devem entender, dos pequenos aos idosos que ali não se está brincando…naquele metro quadrado o assunto é outro…

Privacidade

Crie códigos de conduta, porta fechada significa como em todo lugar: não entre, não interrompa, não atrapalhe…”GENIUS THINKING”!!! Não posso conversar e nem ser interrompido! Não posso perder o foco!

Prepare-se

Não se trabalha de pijama e em ambiente sem uma acomodação postural adequada. Não se trabalha despenteado, sem escovar os dentes.

Prepare-se para ir ao escritório, nem que ele seja uma mesa dentro de seu quarto. Há o ritual de se desligar das interferências e se concentrar na atividade e na estratégia que o trabalho sério demanda. Aquele metro quadrado é destinado à outras atribuições que não as do lar…